Instituto Baleia Jubarte
- marianamab20
- 30 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte, ONG sem fins lucrativos que foi criada para proteger a baleia jubarte na região do Banco dos Abrolhos e desenvolver atividades socioeducativas com comunidades litorâneas da região, informando e educando sobre o ambiente. Com o tempo as ações se estenderam para o Norte da Bahia, onde foi fundada a segunda base do projeto, na Praia do Forte. O conhecimento obtido nas pesquisas contribui para políticas públicas nacionais e internacionais que preservam as baleias e os oceanos
O projeto teve muitas conquistas, como o aumento populacional da espécie, que em 2014, saiu da lista de espécies brasileiras que estavam ameaçadas de extinção, com a ajuda da Petrobras. O Projeto faz parte da Rede Biomar que reúne os principais projetos de conservação marinha patrocinados pela Petrobras.
As baleias buscam ambientes de águas mais quentes para se reproduzirem, para isso, durante os meses de junho a novembro, as baleias vão até o arquipélago de Abrolhos.
A região ao redor do arquipélago de Abrolhos parece ser um local bastante apropriado para as fêmeas e suas crias, em nenhum lugar do mundo tem-se uma concentração tão grande de filhotes.
Na visita ao Projeto, tivemos a oportunidade de aprender mais sobre as baleias. Aprendemos que essa espécie está presente em todos os oceanos, pode medir até 16 metros e pesar 40 toneladas, alimenta-se de krill, mas não se alimenta enquanto está na costa brasileira, no salto, as baleias jubarte chegam a expor até 2/3 de seu corpo e que os machos da espécie cantam para chamar a atenção das fêmeas.
Comments