CETREL & KORDSA
- marianamab20
- 28 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

No primeiro dia de nossa viagem, fomos ao Polo Industrial de Camaçari conhecer mais sobre suas atividades e importância para o município e o estado da Bahia. Localizado a 50 quilômetros de Salvador, o polo é o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, abrigando cerca de 90 empresas dos mais variados ramos.
Tivemos a oportunidade de participar do aniversário de 40 anos do polo e, de fato, foram 40 anos que mudaram a realidade dos moradores da região, uma vez que a instalação dessas indústrias promoveu o desenvolvimento de Camaçari, gerando impactos na economia, educação e na oferta de empregos. Atualmente, são 45 mil empregos, 15 mil diretos e 30 mil indiretos e o município é um dos mais ricos do país.
Nossa primeira parada foi a CETREL, empresa que fornece água, trata efluentes (resíduos líquidos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais) e resíduos industriais, além de fazer a distribuição e reuso de água e o monitoramento ambiental do polo. A empresa é marcada pela postura de comprometimento com o meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.
A CETREL é a maior empresa de tratamento e disposição final de efluentes e resíduos da América Latina, é onde trabalham mais de 380 funcionários internos CETREL, além de jovens aprendizes e estagiários, entre eles temos: engenheiros ambientais, engenheiros sanitaristas engenheiros químicos, engenheiros civis, geólogos, geofísicos, geógrafos, biólogos, químicos, meteorologistas, técnicos de monitoramento, técnicos em química, técnicos ambientais, técnicos em geologia, desenhistas, entre outros.
Com mais de 80km de tecnologia e mais de 70 empresas atendidas 24 horas, a CETREL possui algumas divisões na empresa, como a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que tem 149.400m³ por dia de capacidade de tratamento; o Centro de Tratamento Térmico (CTR), que é onde há os incineradores de resíduos líquidos e sólidos; a Distribuidora de Água (DAC); e o Gerenciamento Ambiental (GAM).
O processo operacional conta com a avaliação do efluente, tratamento biológico e disposição oceânica.
Além disso, a empresa sempre busca praticar o desenvolvimento sustentável, patrocinando o projeto fábrica de florestas, que consiste em recuperar de áreas degradadas por meio do plantio de mudas de árvores. Também possuem um projeto chamado Parapraia, que ajuda pessoas com deficiências a chegar ao mar e aproveitar a praia.
Destaca-se também, no polo de Camaçari, a Kordsa, empresa que opera no ramo de manufatura têxtil e é líder mundial na produção de tecido de cordão para pneus e fios de nylon e poliéster de alta tenacidade. Presente no Polo Industrial de Camaçari desde 1978, a Kordsa produz fios e lonas de nylon e poliéster, que dão a sustentação e a proteção dos pneus. A empresa também trabalha com outras borrachas, como mangueiras e correias transportadoras, sendo responsável por 50% da produção mundial de fios e lonas de nylon e poliéster.



Comments